No âmbito do projeto cultural municipal Artes à Escola 2022 a organização 100% ADN apresenta o seu primeiro projeto teatral: Era uma vez a história da Inês.

Inspirado livremente na obra do consagrado escritor José Saramago “A Maior Flor Do Mundo” e de um poema do premiado poeta brasileiro Manoel de Barros, este projeto é direcionado ao público infantil. Serão realizadas sessões para escolas do ensino primário nos dias 30 (10h) e 31 (10h e 14h) de maio na Biblioteca Pública de Évora.

Este espetáculo pretende transportar os pequenos espectadores para um mundo mágico, onde através da manipulação de um objeto e com recurso a um grande livro, duas crianças brincam ao faz-de-conta. Dando asas à imaginação, juntas criam uma história infantil que culmina com uma mensagem sobre a importância de sairmos da nossa zona de conforto para fazer algo “maior do que o seu tamanho e do que todos os tamanhos”.  No fim as atrizes propõem um desafio aos espectadores: “Deixem-se levar pela imaginação como eu fiz. Quem sabe se um dia não iremos ler outra vez esta história, escrita por ti que nos vês, mas muito mais bonita?…”

Produção: 100%ADN

Criação e interpretação: Andréa Fernandes e Gheysla Nascimento

Criação e interpretação musical: Caio Priori

Desenho de luz e operação técnica: Duarte Banza

Cenografia e figurinos: Andréa Fernandes e Gheysla Nascimento

Design gráfico: André Ramalho

Apoios: Associação de Surdos de Évora, Câmara Municipal de Évora, Livraria Nazareth, Recicloteca 

Agradecimentos: Biblioteca Pública de Évora, Isabel Bezelga, Maria Luísa Policarpo, Juliana Fonseca, Tomás Gomes