Foi em Weimar, uma pequena cidade alemã que decorreu o 1º Youth Leader Training, no âmbito do projeto Generation Europe: the Academy.

Gonçalo Passinhas, (português, 23 anos), Raquel Valverde (portuguesa, 21 anos) e Leonarda Romano (italiana, 22 anos), são três dos jovens escolhidos a integrar o projeto Generation Europe: the academy!

Com percursos bastante distintos, a vontade de fazer mais e melhor é o que os une! Por isso, de 1 a 6 de maio, estes jovens tiveram a oportunidade de viajar até à Alemanha para aprender um pouco mais sobre como ser um Jovem Líder.

O training serviu para formar e capacitar jovens de todas as entidades parceiras, que irão liderar os grupos locais durante os três intercâmbios que irão acontecer durante o projeto: Roma 2022, Évora 2023 e Bochum 2024. Irão acontecer ainda mais dois trainings semelhantes a estes sempre a anteceder os intercâmbios de jovens de modo a capacitar os jovens que vão liderar o grupo de participantes.

Gonçalo colaborador regular da 100%ADN, será o Youth Leader pela organização. Já experiente nestas andanças e responsável por muitos dos nossos projetos internacionais, Gonçalo acredita que esta “Foi uma oportunidade excelente para conhecer mais e melhor esta enorme rede de parceiros do projeto Generation Europe, a sua diversidade e todos os conhecimentos e experiências que todos estão dispostos a partilhar com a rede”

Durante os 5 dias de formação os jovens participantes foram confrontados e postos à prova com os maiores desafios de viajar com grupos numerosos de jovens, como lidar com adversidades e problemas que podem surgir durante os intercâmbios, como criar dinâmicas de grupo em grupos de jovens multiculturais, questões legais, como moderar e facilitar a discussão e ainda ficaram a conhecer alguns métodos e dinâmicas para as atividades durante os intercâmbios

Raquel e Leonarda
Sessão de trabalho “Social Media”
Ice Breaker com os Youth Leaders

E foi exatamente assim que a Raquel (à esquerda), sentiu esta experiência “a oportunidade de melhorar as (…) competências pessoais e profissionais devido ao alargado número de atividades úteis e diversas realizadas durante o período”. Raquel integrou a 100%ADN recentemente como voluntária, mas este projeto rapidamente lhe despertou o interesse levando-a aceitar o desafio de assumir um papel de maior responsabilidade – o papel de Embaixadora (que desempenhará com Tomás Lavouras, um jovem eborense de 17 anos).

Já a experiência de Leonarda (à direita) é totalmente diferente. Esta jovem italiana, participou na “primeira edição do Generation Europe” que decorreu de 2018 a 2020, e foi nesse período que conheceu a 100%ADN. Atualmente colabora com a Meta Coop em Itália, mas é no âmbito do programa Erasmus+ Traineeship program que Leonarda está a passar 3 meses na 100%ADN. Nas palavras desta jovem mestre em Mediação Linguística e Intercultural pela Sapienza Università di Roma e Youth Leader pela Meta Coop, “The training was an enriching experience. It not only provided us with very useful tools to use in our youth encounters, some of which we tried on our own skin during the training, but also it gave us the chance to learn a lot from other amazing youth workers”

O Generation Europe: the Academy é um projeto internacional de três anos, no qual a 100% ADN é uma das 45 organizações de juventude parceiras. Este projeto visa promover uma cidadania europeia ativa, capacitando jovens, através de educação não-formal, para participarem ativamente na sociedade civil, independentemente da sua origem, dos seus rendimentos e da sua família, e até do seu sucesso escolar.